Fundação
Títulos
Times Campeões
Lendas do Milan
Confrontos Diretos
Curiosidades
Elenco
Campeonato Italiano
Liga dos Campeões
Copa da UEFA
Supercopa Europa
Mundial de Clubes
Supercopa da Itália
Copa Itália
Pré Temporada
Minuto a Minuto
Galerias de Videos
Galerias de Fotos
Notícias
Jogos
Artigos
Hino
Quiz
Sites
Banco de Dados
Contato


Home Page

O ORGULHO ROSSONERO: MILAN LAB

Introdução

Milan Lab é o Centro de Pesquisa Científica de Alto Conteúdo Tecnológico fortemente desejado pelo A.C. Milan e operacionalmente ativo desde Março de 2002. A Sociedade Futebolística Rubronegra propõe-se a otimizar a gestão psicofísica dos seus atletas através de uma abordagem que conjuga o conhecimento de diversas disciplinas: as neurociências, as ciências bioquímicas e biomecânicas, a psicologia, as ciências cognitivas, a inteligência artificial e as ciências motoras.

Objetivo

O objetivo do Milan Lab é otimizar os resultados do time através de uma metodologia voltada a melhorar o desempenho dos atletas, a prevenir os riscos de lesões, e assim suportar o processo de decisão do staff técnico e da administração do Clube na gestão dos recursos humanos. A metodologia do Milan Lab tem como fim a tutela do bem-estar psicofísico do jogador individualmente. A integridade psicofísica dos campeões é o patrimônio mais precioso de uma Sociedade Futebolística. Dela depende o rendimento do time em campo, e assim o sucesso esportivo e econômico da Sociedade.

Forma de Trabalho

A pesquisa do Milan Lab baseia-se sobre uma abordagem "sistêmica". Uma Sociedade, um Time de futebol, uma pessoa, um atleta, podem ser considerados um "Sistema Integrado" formado por diversos componentes cuja interação e eficiência determinam o seu funcionamento em conjunto. O rendimento global do sistema é dado então pela integração dos subsistemas específicos que o compõem. Por isto a metologia do Milan Lab consiste em uma permanente aferição dos dados nas áreas individuais envolvidas, em sua integração, e na implementação de protocolos específicos para manter ou restabelecer a eficiência do sistema. A inteligência artificial: as redes naturais contra infortúnios Milan Lab utiliza-se das mais avançadas e sofisticadas tecnologias Software para coletar e elaborar informações. O sistema de coleta e elaboração dos dados advém por meio de uma tecnologia específica capaz de "apreender" através da elaboração dos dados memorizados em confronto com o resultado da performance, ao perfil de excelência dos atletas e aos seus infortúnios em campo. O objetivo é conseguir determinar os fatores objetivos e isoláveis que mais concorrem na incidência de particulares "situações de risco" para o jogador, e assim poder intervir à luz de previsões confiáveis e controláveis. Milan Lab compartilha a idéia de que o estado de bem-estar de um atleta seja influenciado por três áreas principais: a estrutural, a bioquímica e a mental. As informações relativas às três áreas de cada jogador são coletadas por meio de um sofisticado sistema de cabeamento posto em funcionamento pela Unysis e com suporte na instrumentação hardware fornecida pela AMD; analisadas por um sofisticado software realizado pela Computer Associate. E enfim utilizadas com objetivo de prever através de uma tecnologia exclusiva e inovadora di Pas (por extenso, Clever Path Predictive Analysis) que sintetiza os dados assinalando os riscos potenciais de infortúnio para o atleta.

Feitos

A longevidade de Costacurta (41 anos), Maldini (39), Cafú (37), Serginho (36) e outros, é um dos paradoxos do futebol moderno: veteranos, mas em plena forma física. À uma década atrás, jogadores desta idade, não estavam já em condições para jogar em clubes deste nível e maioria optava pela retirada. Mas o Milan tem a surpreendente capacidade de prolongar a carreira dos seus futebolistas (isto até tem repercussões na sua uma estranha política transferências). E todos os dedos apontam para Milan Lab como causa desta surpreendente longevidade.

Números

O Milan Lab foi oficialmente lançado em Julho de 2002. Resultados até agora: as lesões traumáticas (não imputável, portanto, a golpes violentos ou acidentes) foram reduzidas em 80%, o desempenho físico dos jogadores, a longo prazo (três anos) aumentou em 50%. Em suma, futebolistas de Milão ficam à disposição do treinador muitas mais vezes durante este período e em muito melhor condição física do que em qualquer outra altura antes. Essa foi a grande meta quando abriu o Milan Lab: atingir e manter o mais alto nível de excelência. Porém, o laboratório não era nascido por acaso.

Fontes: www.acmilan.com || http://remateabaliza.blogspot.com/2007/12/milan-lab.html & http://www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?Param=8%2C0%2C1897318%2CUIOU

Voltar
Free Web Hosting