Fundação
Títulos
Times Campeões
Lendas do Milan
Confrontos Diretos
Curiosidades
Elenco
Campeonato Italiano
Liga dos Campeões
Copa da UEFA
Supercopa Europa
Mundial de Clubes
Supercopa da Itália
Copa Itália
Pré Temporada
Minuto a Minuto
Galerias de Videos
Galerias de Fotos
Notícias
Jogos
Artigos
Hino
Quiz
Sites
Banco de Dados
Contato


Home Page

ÉPOCA DE OURO DE 87 A 94

INTRODUÇÃO

Depois de imensas crises o Milan foi comprado por Silvio Berlusconi em 1986. O Milan não demorou a ingressar em novas eras vitoriosas. O Time que já tinha Maldini, Baresi, Tassotti, Virdis e Costacurta, se viu reforçados pelo técnico Arrigo Sacchi e depois Fabio Capello, e por jogadores do quilate de Van Baste, Gullit, Rijkaard, Massaro, Donadoni, Ancelloti, Savicevic, Panucci, Boban e Desally. De 87 a 94 o Milan ganhou tudo que se possa imaginar repetiu a dose e de quebra arrematou vários recordes.

ERA ARRIGO SACCHI

Depois da contratação de Arrigo Sacchi, Silvio Berlusconi trouxe jogadores para trazer o Milan de volta ao topo na Itália, em seu primeiro ano Arrigo Sacchi ganhou o Scudetto com 1 ponto de vantagem do Napoli de Careca e Maradona, e a 1ª edição da Supercopa Itália. De volta a Copa dos Campeões, o Milan encantava o mundo com atuações memoráveis arrasou nas semifinais o forte Real Madrid com uma goleada histórica: 5 a 0. Na decisão, contra o Steaua Bucareste, deu outro show, e venceu o clube romeno por categóricos 4 a 0. Após conquistarem outro título europeu (a Supercopa Européia), só faltava aos rossoneros o título mundial, que viria no dia 17 de dezembro de 1989, em Tóquio, com a vitória de 1 a 0 sobre o Nacional de Medellin, da Colômbia. Em 1990 o Milan conseguiria sua 4ª Copa dos Campeões com vitória de 1a0 sobre o Benfica de Portugal com gol de Frank Rijkaard, no mesmo ano os rossoneros conseguiriam seu bicampeonato da Supercopa Europa com vitória sobre a Sampdoria no 2º jogo por 2 a 0. E conseguiria a consagração em dezembro com um show sobre o Olímpia do Paraguai por 3 a 0. Depois de 3 anos perfeitos o Milan foi surpreendido pelo Olympique de Marselha nas Quartas de Final da Copa dos Campeões e perdeu o titulo italiano para a Sampdoria. A temporada acabou sem titulo e com a troca de Arrigo Sacchi por Fabio Capello.

ERA FABIO CAPPELLO

A chegada de Fábio Capello trouxe mais motivação para a squadra rossonera. Trouxe de volta aos títulos, em 1992 o Milan conseguiria seu 12º scudetto e dessa vez conseguiria o título invicto, único time na história do futebol italiano a ser campeão invicto. Em 93 o Milan deu seqüência a série invicta e se manteve em 1º no Italiano e atingiu a marca de 58 jogos sem perder, marca até hoje perseguida de longe, e Rossi se tornou o goleiro com a maior invencibilidade da história da Série A. O Milan sentia a falta de uma Liga dos Campeões e chegou a final contra o Marselha e foi novamente surpreendido dessa vez pelo placar de 1 a 0. Mas a equipe francesa envolveu-se em escândalos de corrupção e teve seu título impugnado. Com isso, o Milan ganhou direito de enfrentar o São Paulo na final do Mundial Interclubes. Favorito, o clube italiano acabou surpreendido pela equipe do técnico Telê Santana, perdendo a final por 3 a 2. O Milan perseguiu o título e em 1994 deu um show na final contra o Barcelona de Romário, ganhando de 4 a 0. A cereja do bolo veio com o tri campeonato italiano (único do clube), tri da supercopa da Itália e seu 3º título da Supercopa da Europa empatando o 1º jogo por 0 a 0 e ganhando no San Siro por 2 a 0, a decepção veio em dezembro quando os rossoneros perderam para o Vélez Sarsfield da Argentina o mundial. Em 95 o Milan que já não era o mesmo enfrentou problemas no Italiano e após 7 temporadas com 4 títulos e 2 vices, a squadra de Capello amargou o 4º lugar, mas a tentativa de salvar a temporada veio com a 3ª final de Liga dos Campeões seguidas (recorde do clube), mas a equipe foi derrotada pela poderosa equipe do Ajax de Kluivert, Seedorf e Rijkaard. A derrota deu fim a época de vitórias da era Capello, mesmo com o título de 96, seu 4º em 5 anos, a equipe milanista caiu vertiginosamente de produção na temporada 97 (sem Capello que foi para o Real Madrid) amargando a 11ª posição e em 98 com a volta de Capello com uma 10ª posição, dando fim ao ciclo do 2º treinador mais vitorioso da história do clube.

Fontes: www.acmilan.com & pt.wikipedia.org

Voltar
Free Web Hosting